top of page

COVID-19 – Doença causada pelo Coronavírus – Projeto TRANSFERE

https://projetotransfere.wixsite.com/projetotransfere

** Como o álcool atua?

Escudo-Colorido-UFPEL_10042014-150x150.p
vb.png

           De acordo com o Rotter e colaboradores (1991), 70% é a concentração necessária para combater microrganismos como bactérias, vírus e fungos, pois é a condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular e a consequente destruição do microrganismo. Se a concentração for mais elevada que essa, a evaporação do álcool ocorrerá de forma mais rápida, diminuindo o tempo de contato do álcool com o microrganismo causador de doenças.   

qr code transfere.png

           Outro motivo pelo qual o álcool concentrado não é totalmente eficaz é devido ao fato dele desidratar o microrganismo sem matá-lo, ou seja, quando a solução alcoólica está muito concentrada o álcool não tem como penetrar na membrana do microrganismo, já quando ele está hidratado, como o caso do álcool 70%, a penetração na membrana do microrganismo é facilitada, neste caso ocorrerá a desnaturação de proteínas e lipídios de membrana acarretando na sua morte (Figura 1).

efeito do alcoolll.png

             

            Figura 1. Efeito do álcool 70 % sobre um microorganismo/bactéria. Fonte:(Food Safety Brazil)

          De acordo com a pesquisa feita por Kampf e Kramer (2004), a lavagem das mãos é essencial no controle de microrganismos, o estudo realizado, mostra a importância desta ação principalmente em um ambiente hospitalar. O estudo apresentou que nos casos onde foram higienizadas corretamente as mãos, não houve permanência de microrganismos.

bottom of page