top of page

COVID-19 – Doença causada pelo Coronavírus – Projeto TRANSFERE

https://projetotransfere.wixsite.com/projetotransfere

** Desinfecção de objetos e superfícies

             

 

 

 

 

   Além da solução de água sanitária, salientamos que o álcool 70% também é desinfetante/descontaminante de superfícies e objetos.

            Para a preparação das soluções desinfetantes é necessário que o manipulador seja treinado, isto é, tenha habilidade para a manipulação dos reagentes e vidrarias necessárias, bem como experiência na realização da técnica. É indispensável o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) como: luvas, jaleco de algodão, óculos de proteção.

            O álcool é um produto inflamável. O hipoclorito de sódio contido na água sanitária é alergênico e irritante para nariz, boca, pele e causa danos irreversíveis aos olhos. Nenhum reagente deve ser exposto ao calor e nem ao fogo.

            O álcool 70% e solução de hipoclorito de sódio 25% são utilizadas exclusivamente  como desinfetante de superfícies ou objetos. Estritamente para uso externo. Não é recomendado o uso de solução de álcool 70% nas mãos pois  é mais agressivo à pele que o álcool gel.

Como preparar solução de hipoclorito de sódio 25%:

    Sua formulação consiste em misturar água e água sanitária

- água sanitária que contenha cloro ativo na concentração de 2,0 a 2,5%, na quantidade de 250 mL

- água purificada (filtrada, fervida) na quantidade de 750 mL

            Em uma garrafa de 1L acrescente 250 mL de água sanitária (com concentração de 2,0 a 2,5% de cloro ativo) e complete o volume até 1L com água. Misture bem, use conforme a necessidade e armazene em frasco fechado e protegido da luz e calor. Use EPI(s) para o manuseio da solução na limpeza de superfícies.

Como preparar solução de álcool 70%:

            Sua formulação consiste em misturar álcool 96° GL e água, segundo informações disponíveis na Farmacopeia Brasileira, 2012.

- álcool etílico 96° GL é uma mistura de 96% de álcool (soluto) e 4% de água, em uma quantidade de aproximadamente 730 mL

- água purificada (filtrada, fervida) na quantidade de aproximadamente 170 mL.

Para o preparo é necessário calcular as quantidades             C1.V1 = C2.V2

C1= Concentração inicial de álcool  = 96%

V1= Volume a ser utilizado de álcool 96° para a preparação do álcool 70% = ?

C2= Concentração desejada a ser preparada = 70%

V2= volume final de solução desejada  = 1000mL

C1.V1 = C2.V2     →    96 % . V1 = 70 % . 1000 mL    →    V1 = 70000/96    →     V1 = 729,17 mL

 

            Então, 729,17 mL de álcool 96º GL (96 %) será usado para preparar 1000 mL (1 L) de álcool 70%. Caso o reagente de partida seja álcool 92º GL (92%) ou outra concentração maior que 70%, o cálculo deve ser refeito utilizando a concentração inicial do produto ao invés de 96%.

            A solução de álcool 70% deve ser preparada com a máxima precisão, contando com o auxílio de um medidor de volume. Meça o volume de álcool 96° (729,17 mL) e em seguida complete o volume com água até 1000 mL. Agite a solução e deixe em repouso até completa eliminação das bolhas.

            A distribuição do álcool 70% em frascos (fracionamento) deve ser feita utilizando frascos de vidro âmbar ou plástico opaco de alta densidade, perfeitamente fechados. O armazenamento deve ser ao abrigo da luz e à temperatura ambiente. Lembrando que o álcool é inflamável, assim, deve ser mantido distante de fontes de calor e fora do alcance de pessoas não treinadas à manipulação.

            A ANVISA orienta a população a ter cuidado com informações compartilhadas por meio de aplicativos, como “dicas” de uso de substâncias químicas e produção caseira de produtos saneantes. Isso não é recomendável e pode colocar a sua saúde e de outras pessoas em risco, pela falta de eficácia e, até mesmo, causar alergias.

            Procure sempre informações em meios cofiáveis, como, nos portais do Ministério da Saúde, ANVISA ou instituições que pesquisam sobre a COVID-19

            Evite a disseminação de Fake News.

Escudo-Colorido-UFPEL_10042014-150x150.p
vb.png
qr code transfere.png

           Além de lavar as mãos e desinfetar objetos de uso frequente, o Ministério da Saúde  recomenda a limpeza das áreas comuns (sala, cozinha, quarto, etc). Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização de produtos presentes no cotidiano, dando preferência para o uso de solução de hipoclorito de sódio 25% (solução feita com uma parte de água sanitária 2 a 2,5% de cloro ativo para quatro partes de água) para desinfetar superfícies.        

bottom of page