top of page

COVID-19 – Doença causada pelo Coronavírus – Projeto TRANSFERE

https://projetotransfere.wixsite.com/projetotransfere

** O vírus é perigoso?

              Embora seja considerado menos letal que outros vírus da mesma família, o que

realmente assusta é a rapidez com a qual o novo coronavírus se espalha. Para entender

esta proporção, basta compará-lo com o vírus que causa SARS - Síndrome Respiratória    

Aguda Grave, causador do surto de pneumonia nos anos de 2002 e 2003, que levou três

meses para infectar pessoas de outros países fora da China, enquanto este novo vírus, obteve esse resultado em apenas um mês. Estes dois vírus pertencem à mesma família, ou seja, a família dos coronavírus, no entanto enquanto o vírus que causa SARS, em um período de dez meses infectou 8 mil pessoas, o vírus que causa COVID-19 infectou 40 mil em dois meses (O ESTADÃO, 2020). Existem vírus com transmissão mais intensa que este, no entanto suas consequências podem ser revertidas mais facilmente, além do mais, em alguns casos, já existe a vacina, como o caso do sarampo e da gripe.

             Um dos destaques para o coronavírus é o fato de que, de acordo com um virologista entrevistado pelo jornal O Estadão (2020), ele resiste por até três horas em algumas superfícies. Neste caso, o vírus presente nas gotículas de saliva, espirros e tosse, que são as principais formas de dispersão do vírus, podem ficar espalhados no ar ou serem depositados em superfícies. De acordo com o estudo publicado na revista científica “New England Journal of Medicine”, quatro materiais diferentes foram testados e indicaram resistência do vírus por horas: aço inoxidável (72 h), plástico (72 h), papelão (24 h) e cobre (4 h) (VALADARES, 2020).

             De acordo com a OMS, com base em avaliação feita com 44.000 infectados pelo novo coronavírus, 81% desenvolveram sintomas leves; 14% sintomas graves e 5% estado crítico, levando cerca de 1-2% de pacientes a óbito, no entanto, levando em consideração que algumas pessoas não apresentam sintomas ou apresentam sintomas leves (GALLAGHER, 2020). Além disso, uma das maiores preocupações é o fato de que a maior parte dos infectados que não manifestam sintomas ou apresentam sintomas leves são capazes de transmitir o vírus a outros sem saber que estão com a doença, o que pode elevar bastante a taxa de infectados e aumentar os riscos de morte, por este e outros vários motivos, o novo coronavírus foi declarado como causador de uma pandemia.

Pandemia vs. Epidemia: qual a diferença e em que cenário nos encontramos?

      -  Se considera uma epidemia quando houver ocorrência de surtos em várias regiões. Exemplo: Em              fevereiro deste ano, vinte cidades no estado de São Paulo haviam decretado epidemia de dengue.

      -  A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ocorre quando uma epidemia se           estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta. O COVID-19                   deixou de ser uma epidemia e passou a ser considerada uma pandemia em 11 de março de 2020.

 

Escudo-Colorido-UFPEL_10042014-150x150.p
vb.png
qr code transfere.png
bottom of page